[ATUALIZAÇÃO]: Texto atualizado às 19h30 com o posicionamento da Prefeitura de Americana e Grupo Nefrocare.
A Prefeitura de Americana contatou a redação deste portal para esclarecer sobre a situação da clínica de hemodiálise e o Hospital Municipal. Em nota, a assessoria pública afirmou que:
“O Hospital Municipal informou que nenhum paciente deixará de ser atendido em relação à hemodiálise ou qualquer outro procedimento. A empresa atual que presta o serviço pode ser mantida ou outra contratada de forma imediata, sem descontinuidade do serviço.
O HM está passando por uma fase de transição, decorrente do processo de gestão compartilhada com a organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. A transição teve início no dia 16 de janeiro, com previsão contratual de 90 dias para ser concluída.
Importante destacar que todos serviços [SIC] seguem sendo oferecidos normalmente à população, inclusive com o incremento na assistência, objetivo primordial do contrato estabelecido entre a Prefeitura e a organização social.
Fundamental esclarecer que nenhum serviço médico-hospitalar será descontinuado, prejudicado ou excluído, pois o Hospital Municipal continua fazendo parte da rede pública de saúde, atuando de acordo com todos os princípios norteadores do SUS (Sistema Único de Saúde).”.
Procurada pelo Americana em Foco, a Nefrocare também se posicionou sobre o caso emitindo a seguinte nota à imprensa:
“No dia 18 de janeiro foi enviada pela Fusame a rescisão do contrato com a empresa que presta serviço no local hoje, a licitação estava valida até o fim de 2023 podendo por lei ser renovada, mas esse contrato foi rescindido unilateralmente pela Fusame que é a responsável pelo serviço, devido a entrada da OS.
Como chegou próximo ao fim do aviso de rescisão, e por até então não haver manifestação pela empresa que esta assumindo a gestão do hospital, além de outras empresas vindo conhecer o espaço a convite da OS, decidimos por fazer o comunicado de aviso prévio aos funcionários.
Não temos informações sobre quem assumirá o serviço, existe uma conversa entre a empresa que assumiu o hospital e a Ser Serviço de Doenças Renais (atual prestadora de serviço de hemodiálise que faz parte do grupo Nefrocare), porém são conversas iniciais e um pouco tardia por parte dos novos gestores do hospital.
Esperamos e acreditamos que não haverá interrupção no tratamento dos pacientes, porém isso quem pode responder é a atual gestão do hospital, que é a responsável por prestar esse serviço ao município.
Ressaltamos que a princípio a clínica atual irá prestar o serviço até dia 18 de março como previsto na rescisão, onde até essa data nenhum paciente será desassistidos.
Sobre a permanecia da empresa, aguardamos as negociações junto aos gestores do hospital.”.
Matéria original
Pacientes de Americana e região que utilizam os serviços de hemodiálise oferecidos pela Nefrocare em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) podem ficar sem assistência a partir de março após a empresa responsável não renovar a licitação com o município.
A clínica atua no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, na Avenida da Saúde, através de um acordo firmado com a Prefeitura de Americana para uso do espaço no atendimento de pessoas com problemas renais, porém o contrato não foi renovado e os pacientes podem ter o suporte interrompido.
De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Americana em Foco, a Nefrocare demitiu há poucos dias toda a equipe de Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem, que estão em aviso até o dia 18 de março de 2023, data em que os atendimentos podem ser suspensos.
Ao que tudo indica, a situação não foi repassada aos pacientes atendidos pela rede nefrológica, que mantém o fim da licitação sob sigilo. Denúncias apuradas pela redação deste portal afirmam ainda não haver outra clínica responsável pelo fornecimento desses serviços após a saída da gestão atual.
Com isso, é possível que os pacientes atendidos na ala especial do HM sejam afetados pelo término do contrato entre Nefrocare e a Prefeitura de Americana. Conforme apurado por nossa equipe, o CNPJ da empresa Nefrocare Americana (07.172.580/0002-24) está suspenso desde 8 de março de 2021, pois o serviço é atualmente prestado pela Ser Serviço de Doenças Renais, que pertence à Nefrocare.
A filial de Santa Bárbara d’Oeste, em SP, continua com seu registro ativo junto à Receita Federal. O Americana em Foco contatou a assessoria de imprensa da Nefrocare por meio do endereço de e-mail disponibilizado em seu site oficial, mas até a publicação desta reportagem não obtivemos retorno.
Veja também: Gama e Defesa Civil transportam doações para vítimas das chuvas no Litoral Norte de SP
Por ora, ainda não sabemos como ficará o atendimento dos pacientes que precisam do serviço de hemodiálise na cidade de Americana, mas é esperado que mais informações sejam divulgadas em breve. Esta matéria se mantém aberta para ouvir tanto a Nefrocare quanto a prefeitura.
Contato: redacao@americanaemfoco.com.br
Uma resposta
Os comentários estão desabilitados.