A Prefeitura de Americana anunciou no último sábado (24) o transporte de doações de medicamentos, ração, insumos veterinários e água mineral às vítimas das fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo. Os itens foram enviados pela Guarda Municipal de Americana (Gama) e Defesa Civil do município.
Os medicamentos foram doados pela Farmácia do Fundo Social de Solidariedade, que disponibilizou 59 tubos de pomada ginecológica, 29 frascos anti-helmíntico e mais de 1.500 comprimidos de medicamentos para viroses, enjoos e doenças parasitárias comuns em enchentes.
Esses materiais de saúde foram entregues a uma farmacêutica que atua como voluntária no tratamento de vítimas das chuvas na região. A profissional (que não teve o nome divulgado) distribuirá os remédios aos pacientes necessitados; outros municípios também atuam no envio de suprimentos.
“Entramos em contato com lideranças comunitárias, que estão atuando na cidade atingida pelo desastre, e verificamos os tipos de medicamentos que estavam precisando e que poderíamos doar sem comprometer nosso estoque e atendimento à nossa população”, explicou a presidente do Fundo Social, Lionela Ravera Sardelli.
O comunicado da prefeitura também confirma o envio de insumos para animais — meia tonelada de ração para cães e gatos, além de medicamentos veterinários e água mineral — para o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), que montou uma base em São Sebastião (SP).
Chuva recorde no Litoral Norte de SP
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em menos de 24 horas o Litoral Norte paulista registrou 683 mm de chuva, volume recorde que castigou municípios como São Sebastião e Ubatuba.
O desastre causou até o momento a morte de 40 pessoas, incluindo uma menina de 7 anos que teve a casa destruída após uma pedra de 2 toneladas despencar sobre a residência. Há inúmeros relatos de deslizamentos de terra e a região também sofre com dificuldade na comunicação.
Uma resposta
Os comentários estão desabilitados.