[ATUALIZAÇÃO]: Texto atualizado em 30 de março de 2023 às 11h10 com o posicionamento da Panco.
Alimentos industrializados seguem um rigoroso processo de qualidade a fim de garantir a integridade tanto dos ingredientes quanto do produto final. Entretanto, eventualmente ocorre alguma adversidade na linha de produção e determinados lotes podem chegar às prateleiras com problemas.
Este é o que aparenta ser o caso da Panco, empresa do ramo alimentício que nas últimas semanas vem sofrendo reclamações referentes ao pão de forma premium de 500 gramas. Conforme apurado pelo Americana em Foco, há vários relatos de consumidores que adquiriram pães na validade, mas totalmente mofados (embolorado) sem um motivo aparente.
Nossa investigação identificou unidades comprometidas sendo vendidas em supermercados de Santa Bárbara d’Oeste, SP, mas também há relatos em outras cidades. Esses produtos contaminados são impróprios para consumo humano e animal devendo ser descartados.
Conforme explica a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), certos tipos de fungos causadores do mofo (ou bolor) podem produzir toxinas prejudiciais à saúde. A orientação é de que a pessoa não remova a parte afetada e coma o resto, pois o fungo pode ter criado “raízes” (filamentos) em áreas não visíveis.
No caso da Panco, há relatos reincidentes de problemas envolvendo produtos da empresa, especialmente o pão de forma. No Reclame Aqui (acesse), plataforma em que clientes podem compartilhar suas experiências com a comunidade, cerca de 38% das denúncias são por esse tema.
De acordo com a maioria dos denunciantes, os pães apresentam sinais claros de mofo mesmo com a embalagem lacrada e na validade. O Americana em Foco comprou uma unidade do Pão de Forma Premium de 500 gramas da Panco e constatou a presença de mofo.
Confira nas imagens abaixo:
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Direitos do consumidor
Nossa equipe compareceu ao supermercado em que o produto foi comprado para trocar o pão embolorado por outro item em perfeitas condições ou por um cupom de desconto, de acordo com o parágrafo 3º do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Esse trecho diz que: “O consumidor pode exigir, a seu critério, a devolução do valor pago, devidamente corrigido; a substituição o produto por outro; ou o abatimento proporcional do preço, se possível. Além disso, também pode e deve fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária local, ao Procon e ao Ministério Público do Consumidor.”.
Para isso, é preciso que o cliente tenha guardado a Nota Fiscal da compra e leve o produto (mesmo que estragado) para a gerência do estabelecimento. Além disso, também é importante contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para registrar a denúncia e obter mais informações.
No caso da Panco, o SAC da empresa demorou 40 minutos para atender a ligação de nossa equipe e prestar esclarecimentos sobre o produto. A atendente do caso não se comprometeu em dizer se é algo específico, isto é, problema em determinado lote, ou algo geral.
Posicionamento da Panco
Procurada pelo Americana em Foco, a Panco afirma estar ciente das reclamações dos usuários e alega se tratar de um caso isolado em determinados lotes do produto. A empresa reforça ter iniciado a remoção dos pães de forma afetados das prateleiras, no entanto, é possível que algumas unidades tenham sido compradas pelos consumidores em todo o Brasil.
A orientação é de que as pessoas prejudicadas contatem o SAC da empresa (0800 11 7777) para obterem esclarecimentos e terem o produto reposto gratuitamente.
Fale conosco em redacao@americanaemfoco.com.br.
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